9 de julho de 2014

Jovens de nove países se reúnem para defender o direito ao esporte seguro e ao protagonismo político

Antes de as brazucas começarem a rolar nos estádios da Copa do Mundo no Brasil, adolescentes e jovens integrantes da Rejupe se reuniram em Fortaleza (CE) para participar do “Festival Internacional Brasil 2014 - Um jogo, uma visão, um mundo”.  O evento, coordenado pelo Instituto Formação, a ONG alemã Kickfair e REJUPE Ceará, contou com a participação de de 200 jovens de nove diferentes nacionalidades. Todos eles representam projetos que utilizam o esporte como estratégia de mobilização para incidência política e promoção do desenvolvimento social e humano. Entre os dias  27 e 31 de maio, os jovens discutiram os planos locais de ação para o período de 2014 a 2016 e traçaram novos rumos para a Rede após a Copa do Mundo.


Para Jeissyane Souza de Almeida, estudante de Educação Física e representante do Instituto Joaquim Cruz (instituição parceira da Rejupe DF), o Festival possibilitou a ampliação do leque de conhecimentos e um rico intercâmbio cultural. Rhaiza Moreira, que representava a Rejupe-DF, foi mediadora do painel “Da Copa às Olimpíadas – legados, efeitos, agenda comum”. A jovem, de apenas 18 anos, participa também do projeto social Clube dos Descalsos/CAIXA, do IJC. Foi aí que ela entrou em contato com o esporte. Hoje, desempenha um papel de liderança na sua comunidade e participa até mesmo da construção de políticas públicas voltadas para o esporte.


SOBRE A REJUPE

Uma iniciativa do UNICEF, a Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe) é um fórum de participação e integração formado por adolescentes e jovens brasileiros com o objetivo de consolidar ações de defesa e promoção do direito ao esporte seguro e inclusivo. Além disso, a Rede discute o planejamento e a construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos desta década. A Rejupe está presente em 13 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário